A cafeína é um estimulante do sistema nervoso central e é antagonista dos receptores de adenosina. Sua ação inibe a enzima fosfodiesterase, possibilitando um aumento na concentração de AMP-clínico, o que ativa lipase sensível e desta forma promove a lipólise, disponibilizando maior quantidade de ácidos graxos livres no sangue e contribuindo para maior oxidação de gordura.
Além disso, a cafeína age como um neuromodulador, diminuindo a percepção de esforço e dor devido a estimulação da liberação da adrenalina pelas glândulas supra-renais e pela inibição do neurotransmissor GABA. Portanto, pode auxiliar na prática de exercícios físicos. Dessa forma, a cafeína por si só não é capaz de emagrecer, porém, em doses adequadas, seus efeitos no organismo favorecem o processo de queima de gordura. Procure um profissional que possa adequar as quantidades e forma de uso para que você usufrua dos benefícios da cafeína!
REFERÊNCIAS:
Ribeiro JA, Sebastião, AM, Mendonça, A. Adenosine receptors in the nervous system: pathophysiological implications. Progress in Neurobiology. v.68, n.6, p. 377-392, 2002.
.
Caputo F, Aguiar R A de, Turnes T, Silveira B H da. Cafeína e desempenho anaeróbio. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum v.14, n.5, p.602-614, 2012.